Sonia Braga Online
Site dedicado a atriz brasileira Sonia Braga

Sonia Braga em cena na peça Jorge Dandin Homem do campo enriquece e se casa com um a moça da nobreza financeiramente decadente. Ele para aproximar-se do status social dela, ela para aproveitar do dinheiro dele. Como era de se esperar, ela o trai, tomando por parceiro um nobre sofisticado da corte. A comédia gira em torno dos esforços sempre mal sucedido do marido enganado para provar a infidelidade da mulher.
Título:
Ano:
Direção:
Tradução:
Baseado:
Produção:
Cenografia:
Música:
Patrocínio:
Elenco:
Jorge Dandin, o Marido Enganado
1968
Heleny Guariba
Heleny Guariba e Ulisses Guariba
na obra “Georges Dandin” de Molière
Grupo Teatro da Cidade
Flavio Império
Dalton de Luca
SESC
Antonio Petrin (Jorge Dandin), Anibal Guedes (Lubino), Josias de Oliveira (Sr. De Sotenville), Sonia de Oliveira (Sra. De Sotenville), Antonio Natal (Clitandro), Sonia Braga (Angelica), Silvia Borges (Claudinha), Manuel de Andrade (Colino), Luzia Carmela, Dilma Maximiliano, Otto Coelho, Clésio Bronjado e Ademir Rossi

Curiosidades

A peça foi a primeira produção do Grupo Teatro da Cidade (GTC).

Criado em 1968, o GTC é considerado o primeiro grupo de teatro profissional do Grande ABC. Antes do GTC, o Grande ABC contava apenas com companhias amadoras.

Jorge Dandin foi o primeiro e único espetáculo profissional montado pela diretora Heleny Guariba. A diretora e professora de teatro se juntou ao grupo de extrema-esquerda Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), que fazia luta armada contra a ditadura militar. Em 1970 Foi presa e torturada pela ditadura. Liberada no ano seguinte. Após tentar sair do país foi presa novamente e desapareceu. Heleny é dada como desaparecida política.

O Espetáculo foi encenado no Teatro de Alumínio de Santo André e no Teatro Anchieta –SP.

A peça foi a última a ser exibida no Teatro de Alumínio, que ficava na Avenida Perimetral e foi demolido em seguida.

Com exceção de Sonia Braga, todos os atores eram alunos da Escola de Arte Dramática de São Paulo. Sonia ingressou no elenco através de um rigoroso teste. Na época a atriz comentou em uma entrevista: “Foi muito difícil, mas com a ajuda da própria diretora e do elenco, consegui passar no teste e depois durante os ensaios, criar a personagem que hoje interpreto no texto de Molière”.

2006-2015 Sonia Braga Online | Acervo organizado e mantido por João Rocha | Web Designer: João Rocha
Este é um fansite sem fins lucrativos e não é afiliado a Sra. Braga ou sua gestão de forma alguma. A razão deste site é para representar o trabalho de Sonia Braga com atualização sobre sua carreira para os fãs de todo o mundo. A maioria das imagens deste site foram encontradas na internet ou digitalizada por mim ou pelos contribuintes. Se algum dos detentores dos direitos autorais deste material não aprova o seu trabalho que está sendo mostrado nestas páginas, por favor, avise-me e serão removidos do site. Para saber mais sobre a história do Sonia Braga Online, visite sobre o site.