Sonia Braga Online
Site dedicado a atriz brasileira Sonia Braga

nota040

A atriz Sonia Braga será homenageada pelo conjunto de sua carreira no primeiro Prêmio Platino do Cinema Ibero-Americano. Os organizadores do evento, decidiram conceder seu primeiro Prêmio de Honra a Sonia Braga, de 63 anos, “em reconhecimento a sua trajetória profissional”, de acordo com nota divulgada nesta quinta-feira. Os prêmios serão entregues em uma festa de gala no Teatro Anayansi, da Cidade do Panamá, em 5 de abril.

Para os organizadores, “a carreira de Sônia Braga é um bom exemplo de trabalho e esforço reconhecido fora de seu país e um modelo a ser seguido pelos demais intérpretes e profissionais da nossa indústria”.

Sonia ficou conhecida no Brasil como pelos inúmeros trabalhos na televisão, mas foi o cinema que lançou Sonia para o mundo. Com o filme “Dona Flor e seus maridos”, de 1976, Sonia chamou atenção pela primeira vez no exterior. Um crítico da revista Newsweek elogiou o trabalho e a beleza de Sonia em seu artigo sobre o filme “Eu Te Amo”. Logo em seguida veio sua participação em “O Beijo da Mulher Aranha”, de Héctor Babenco. Com este filme, Sonia marcou de vez a sua entrada no mercado americano e ainda recebeu  uma indicação ao Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante. No ano seguinte chegou a apresentar uma categoria no Oscar.

Logo vieram participações em séries populares. Em 1984 participou de dois episódios de “The Cosby Show”.  Nos anos seguintes vieram papeis em “Rebelião em Milagro”, dirigido por Robert Redford, “Mil Elos – O preço da Liberdade”, filme para HBO com o ator Val Kilmer, “Luar Sobre Parador”, filme de Paul Mazursky,  “The Rookie – Um Profissional em Perigo” Dirigido e estrelado por Clint Eastwood. Em 1989 e 1995, voltou a ser indicada ao Globo de Ouro por “Luar sobre Parador” e “Amazônia em Chamas”, de John Frankenheimer. Sonia também já foi indicada ao Bafta por “Dona Flor” e ao Emmy por “Amazônia em Chamas”.

Ao todo são mais de 40 anos de carreira, 43 filmes , 18 séries, 10 novelas e 4 peças de teatro. Além de seu trabalho como atriz, Sonia é cofundadora da National Hispanic Foundation For the Arts, criada em 1997 para cuidar e proteger os artistas hispânicos que trabalham nos Estados Unidos.

2006-2015 Sonia Braga Online | Acervo organizado e mantido por João Rocha | Web Designer: João Rocha
Este é um fansite sem fins lucrativos e não é afiliado a Sra. Braga ou sua gestão de forma alguma. A razão deste site é para representar o trabalho de Sonia Braga com atualização sobre sua carreira para os fãs de todo o mundo. A maioria das imagens deste site foram encontradas na internet ou digitalizada por mim ou pelos contribuintes. Se algum dos detentores dos direitos autorais deste material não aprova o seu trabalho que está sendo mostrado nestas páginas, por favor, avise-me e serão removidos do site. Para saber mais sobre a história do Sonia Braga Online, visite sobre o site.